Território de identidade Bacia do Jacuípe



Os territórios de identidade foram criado em 2004 com objetivo de identificar prioridades temáticas definidas a partir da realidade local, possibilitando o desenvolvimento equilibrado e sustentável entre as regiões, na Bahia são 27 Territórios de Identidade, constituídos a partir da especificidade de cada região. O município de Baixa Grande faz parte do território da Bacia do Jacuípe, ao todos são 14 município e dois estão sendo votados nas Câmaras de Vereadores e serão inseridos em breve, indo a 16 municípios o que trás fortalecimento e mais força na busca de benefícios consorciados. O Vereador que usa o slogan “Da saúde cuido eu” talvez nem saiba que existem duas ambulância no pátio da prefeitura de Ipirá, estas ambulâncias são destinadas para atender os município de Ipirá, Baixa Grande, Pintadas e Serra Preta, no entanto o parlamentar nunca reclamou o porque deste veículos estão parados deixando à população baixa-grandense recebendo saúde de migalhas.

Definição: O território é conceituado como um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, caracterizado por critérios multidimensionais, tais como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições, e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade, coesão social, cultural e territorial.
Território de identidade Bacia do Jacuípe: Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço. Em breve serão inseridos os municípios de Capim grosso e Serrolândia.

Fonte: www.baciadojacuipe.com.br

Autor(a): Ediomário Catureba
Na sexta-feira, dia 10 de julho, aconteceu na cidade de Capela do Alto Alegre, mais uma rodada do Copa Jacuípe de Futebol, com o jogo entre a seleção de Capela do Alto Alegre X seleção de Nova Fatima.
Capela necessitava da vitória desse jogo e do próximo, que vai ser no domingo, dia 12 de julho, contra a seleção de Pé de Serra. Mas o jogo não foi como Capela planejava, logo aos 6 minutos do primeiro tempo, o camisa 17 Marcelo, abriu o placar, para Nova Fátima. A partir daí o time de Capela perdeu todo o controle, fazendo com que Nova Fátima, dominasse o jogo, e aos 28 minutos, o camisa 7 Idinei, fez o segundo para Nova Fátima. Capela aos 40 minutos ainda conseguiu diminuir, com o seu capitão camisa 3, Adson, porém de nada adiantou, porque 3 minutos depois o camisa 2 de Nova Fátima, Cristian, fez mais um gol. E assim acaba o primeiro tempo. Capela do Alto Alegre 1 X 3 Nova Fátima.
Inicia o segundo tempo, e logo para o desespero do time de Capela, aos 15 minutos, o Camisa 17 Marcelo, volta a marcar. Com isso o time de Capela acordou para o jogo e aos 21 minutos, o camisa 8 Aldair, diminui para capela. Porém de nada adiantou, o time de Nova Fátima, ainda dominava o jogo e aos 35 minutos, Marcelo faz o seu terceiro gol, na partida, assim consagrando a goleada encima da seleção de Capela do Alto Alegre por 5 X 2.

fonte: 
Fonte: www.vr14.com.br
Autor(a): Redação e Fotos: Wemisson Santos

Servidores da Embasa deflagam greve a partir da próxima segunda-feira




Os servidores da Embasa deflagraram greve por tempo indeterminado na manhã desta segunda-feira (6), a partir do próximo dia 13. De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), Danilo Assunção, a decisão é resultado de assembleia geral em todo o estado.
“Nós somos contra o parcelamento do reajuste salarial [a proposta do governo] e queremos o pagamento integral retroativo a maio. Queremos também o ganho real de salário nos benefícios e a implementação da revisão do Plano de Cargos e Salários na Embasa”, disse Assunção.

De acordo com o sindicalista, haverá uma reunião nesta tarde com a estatal e o Sindae está aberto ao diálogo até a sexta-feira (10). Além do parcelamento do reajuste, a proposta do governo prevê a aplicação aproximada do INPC aos benefícios


Fonte: http://serranalider.com.br/news2/noticia.php?id=813